28/12/2018 às 11:27

Junior Freiberger faz balanço dos trabalhos realizados ao longo de 2018

Aproximação com a comunidade felizense e ações administrativas foram destacadas

Junior Freiberger

Se despedindo do cargo de Presidente da Câmara de Vereadores, Junior Freiberger, fez um levantamento de todas as atividades e projetos implementados na Casa Legislativa felizense ao longo de 2018, considerando o ano muito proveitoso e de grandes conquistas, reforçando o crescimento e a experiência adquiridos enquanto esteve a frente dos trabalhos.

Entre as ações que orgulham o edil, estão três que literalmente aproximaram as ações da Câmara à comunidade felizense: transmissão online e ao vivo das sessões da Câmara de Vereadores; criação do aplicativo ‘Somos Feliz’;  e a implementação e realização das sessões itinerantes.

A implementação das transmissões ao vivo das sessões ordinárias, que fizeram com que a Câmara pudesse entrar nos lares e cotidiano dos cidadãos através das redes sociais e da rede mundial de computadores.

Ainda no mote das tecnologias, o aplicativo ‘Somos Feliz’ permite a qualquer cidadão, que possua um smartphone, o envio de mensagens diretamente ao sistema da Câmara de Vereadores, no qual pode solicitar melhorias, encaminhar sugestões ou fazer reclamações as quais são encaminhadas para os órgãos e secretarias competentes.

Já as sessões itinerantes tiveram seu início em dezembro com a realização da primeira atividade, na Sociedade Escadinhas. Estas sessões consistem em fazer com que toda a população tenha a oportunidade de conhecer o trâmite de um parlamento, além de democratizar os espaços públicos, abrindo a possibilidade da participação de todos os segmentos que compõem a comunidade local, através da Tribuna Livre, que possibilita a utilização de até quatro oradores, representantes de instituições e/ou lideranças locais.

Ações Administrativas

Outras ações que não são tão visíveis a comunidade, pois tratam-se de atividades administrativas, também foram realizadas ao 2018. A realização de obras arquitetônicas como a reforma do piso e readequação dos espaços da Câmara deram um melhor aspecto ao ambiente de trabalho da Casa.

Destaca-se, ainda, o trabalho realizado visando o cuidado do Arquivo de Documentos e a criação da Estrutura Administrativa da Câmara de Vereadores. O primeiro foi realizado ao longo do ano de 2018, com análise de toda a documentação existente na Casa Legislativa. Todos os documentos foram catalogados e separados de acordo Tabela de Temporalidade, criada atendendo os preceitos do CONARQ - Conselho Nacional de Arquivos. Todo o material descartado foi encaminhado a empresa especializada de reciclagem, após seguir-se os trâmites legais, com divulgação de editais e respeitando os prazos estabelecidos por leis especificas.

Já a criação da Estrutura Administrativa se tornou mais latente e necessária, justamente quando da execução dos trabalhos de arquivamento. Ao estabelecer a nova estrutura administrativa buscou-se deixar evidenciadas e registradas as funções inerentes a cada um dos setores, que existiam de fato, mas, não de direito.

Trabalho Legislativo

Durante o período que esteve na Presidência da Câmara em 40 sessões ordinárias e duas sessões extraordinárias e uma solene, sendo que tramitaram mais de 220 proposições, dentre os quais 145 projetos de lei, 27 Indicações, 34 Requerimentos e 19 Pedidos de Providências.

Relatório de Atividades de 2019 - Junior Freiberger

Ações de 2018