Home  /  Notícias  /  BALEIA DO BEM na ACI

BALEIA DO BEM na ACI

28/09/2017 às 20:00

imgs/textos/baleia-do-bem-na-aci1507057739.jpg

BALEIA DO BEM na ACI

Foi realizada no dia 28 de setembro a reunião mensal da ACI - Associação Comercial e Industrial de Bom Princípio, no Espaço Werner, de Bom Princípio.


Após a janta, a senhora Sirlei John coordenou os trabalhos. Socializou vários assuntos e em seguida convidou a idealizadora e presidente da ONG Baleia do Bem "Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio", psicóloga Jóice Seidl Dewes, a apresentar a organização.


Inicialmente, a psicóloga abordou os fatos que a instigaram a criar a Organização, citando o perverso jogo online da Baleia Azul, o qual foi muito noticiado no primeiro semestre de 2017. Também falou que ao estudar o complexo fenômeno do suicídio, que é considerado um problema de saúde pública no Brasil e no mundo, e não encontrando políticas públicas robustas de prevenção, decidiu pela criação da ONG, recebendo apoio de familiares, amigos e pessoas da comunidade.

 

Apresentou aos empresários presentes 13 mitos e verdades sobre o suicídio e os números relativos ao assunto no Brasil e no mundo. Citou as medidas preventivas eficazes em relação ao assunto, como a Psicoeducação, a restrição ao acesso de meios letais e a utilização de medidas de proteção em determinados locais. Jóice frisou que na saúde, prevenção se faz com informação, e que, com o suicídio não é diferente. Para finalizar, apresentou o trabalho realizado pelo CVV - Centro de Valorização da Vida, uma entidade que realiza um trabalho desde 1962 em todo o Brasil. Voluntários do CVV são capacitados a oferecer apoio emocional a quem se encontra em sofrimento. Alguns postos do CVV atendem via chat, email ou telefone. Contudo, o mais comum é o atendimento realizado através do telefone. Para quem é do Rio Grande do Sul, o número disponível é o 188, sendo totalmente sigiloso e gratuito. No restante do país, o número é o 141.


Ao final da explanação, vários associados elogiaram a iniciativa, tiraram dúvidas, apresentaram sua preocupação com o assunto e se colocaram à disposição para colaborar com a ONG Baleia do Bem.

 

Outras notícias