Home  /  Notícias  /  Antônio Winter propõe a obrigatoriedade do uso de lâmpadas LED em novos loteamentos

Projeto prevê também que a Administração Municipal adote o uso dessa tecnologia

27/04/2021 às 11:39

imgs/textos/nova-tecnologia-traz-economia-de-energia-maior-iluminacao-e-lampadas-tem-maior-tempo-de-vida-util1619534598.jpg

Nova tecnologia, traz economia de energia, maior iluminação e lâmpadas tem maior tempo de vida útil

O vereador Antônio Winter (PSD) apresentou na última sessão ordinária, realizada no dia 26 de abril, um projeto de lei de sua autoria, onde propõe a obrigatoriedade do uso de iluminação de LED (diodo emissor de luz) nos empreendimentos imobiliários, em especial nos novos loteamentos, que ocorram no município de Feliz. Além disso, o projeto prevê o estímulo à Administração Municipal para que adote o uso dessa tecnologia nos prédios, instalações, bem como na rede de iluminação pública.

Conforme Winter, as lâmpadas LED são duas vezes mais eficientes do que as lâmpadas fluorescentes compactas, pois produzem a mesma quantidade de luz (ou lúmem, termo técnico correto) utilizando bem menos energia. Acrescente-se o fato de que geração de calor durante esse processo é praticamente nula, o que também ajuda na economia energética.

A justificativa do projeto aponta também para a vida útil das lâmpadas de LED, que são oito vezes maiores, e a questão ambiental. “Com a conversão das lâmpadas e assemelhados por LED teremos significativos ganhos de eficiência, redução de custos e sustentabilidade ambiental neste Município”, finaliza.

O projeto teve a sua primeira discussão na sessão em que foi apresentado, sendo que volta a ordem do dia na próxima semana para a segunda discussão, já podendo ser votado após.